domingo, 30 de setembro de 2007

REFLEXOS E SOMBRAS


Devemos posicionar uma fonte luminosa de forma a evitar a formação de reflexos e sombras. Para isso, o feixe de luz deve incidir sobre a tarefa sem sofrer interrupção ou atingir o trabalhador após sua reflexão.


Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul. e B. Weerdmeester)

sábado, 29 de setembro de 2007

Postura das Mãos


Quando realizamos trabalhos por longos períodos, usando as mãos em posição inadequada, isso pode acarretar inflamação dos nervos, levando o trabalhador a sentir dores e sensações de formigamento nos dedos. Uma das formas de eliminar ou reduzir este incômodo é a utilização de ferramentas com empunhaduras curvas, que evitem a torção do punho.

Fonte: Ergonomia Prática.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O Limite do Gasto Energético


A maioria das pessoas podem realizar tarefas usuais por longos períodos sem sentir fadiga pelo esgotamento energético, desde que esse não exceda 250Watts=0,0143 kcal/min. Esse valor já inclui os 80W do metabolismo basal, que é a quantidade de energia que o corpo consome mesmo estando em repouso. Atividades leves são aquelas em que o gasto energético é inferior aos 250W e como exemplo temos: digitação, montagem de pequenas peças, trabalhos domésticos, operação de máquinas leves, andar a passo normal ou pedalar por lazer.

As atividades em que o gasto energético supera os 250W são consideradas pesadas e consequentemete faz-se necessário a introdução de pausas durante sua realização a fim de se evitar a fadiga por esforço físico.

Fonte: J. Dul e B. Weerdmeester

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A Fisiologia e a Ergonomia


A fisiologia estuda o funcionamento do organismo, buscando estimar a demanda energética do coração e dos pulmões, durante um esforço físico. Baseada nessas informações, a Ergonomia desenvolve processos de trabalho em que se leva em consideração o gasto energético. Podendo dessa forma, evitar a fadiga física que ocorre por esforço muscular contínuo e localizado ou por longos períodos.

Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul e B. Weerdmeester)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

A Biomecânica Auxiliando a Ergonomia

A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. Ou seja, em seu estudo as leis físicas da mecânica são aplicadas ao corpo humano, a fim de que se reduza as tensões nos músculos e articulações. Os princípios mais importantes da biomecância para a Ergonomia são:
  • Manter as articulações em uma posição neutra;

  • Conservar pesos próximos ao corpo;
  • Evitar curvar-se para frente;

  • Evitar inclinar a cabeça;

  • Evitar torções de tronco;

  • Evitar movimentos bruscos que produzam picos de tensão;

  • Alternar posturas e movimentos;

  • Restringir a duração do esforço muscular contínuo;

  • Prevenir a exaustão muscular;
  • Introduzir pausas curtas e freqüentes.

Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul e B. Weerdmeester)

terça-feira, 25 de setembro de 2007

A Importância da Antropometria para a Ergonomia


A Antropometria ocupa-se das dimensões e proporções do corpo humano. Baseada nas informações antropométricas, a Ergonomia propõe mobiliários e postos de trabalho mais adequados às diferenças individuais. Por exemplo, uma cadeira cujas dimensões são ajustáveis às característica do usuário. Porém, alguns projetos são deliberadamente dimensionados para os extremos. Nesse caso, temos painéis que devem ser acessados pelas mãos e levam em consideração as pessoas de menor estatura. No outro extremo, temos o portal que leva em consideração os indivíduos mais altos.

Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul e B. Weerdmeester)

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O Caráter Interdisciplinar da Ergonomia


A ergonomia se apóia em conhecimentos relevantes de outras áreas do conhecimento humano, a fim de buscar um ambiente de trabalho que seja salubre. Entre as áreas científicas que abastece a ergonomia de princípios básicos, estão: a antropometria, biomecânica, fisiologia, psicologia, toxicologia, engenharia mecânica, desenho industrial, eletrônica, informática e gerência industrial. Por isso, dizemos que a Ergonomia possui um caráter interdisciplinar.
Fonte: Ergonomia Prática (J. Dul e B. Weerdmeester).

domingo, 23 de setembro de 2007

Qualidade de Vida



Atualmente, fala-se em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), ou seja, o conjunto das escolhas de bem-estar, amparadas por hábitos saudáveis, prevenção de acidentes, promoção da saúde e auto-estima. Contudo, vale ressaltar que qualidade de vida começa em casa, isto é, fora da empresa. A seguir, vemos algumas dicas para combater alguns males da vida moderna que são o estresse e a depressão:

  • Durma bem: deite-se cedo, no máximo às 22h;

  • Exercite-se: atividades físicas diárias aumentam a sensação de bem-estar;

  • Tome sol: recomenda-se a exposição ao sol no início da manhã ou final da tarde;

  • Beba água: dois litros por dia, a falta de água além de causar desidratação pode desencadear estresse;

  • Coma folhas verdes: couve, alface e rúcula, entre outras. Elas contém tryptofano, substância essencial para a produção de serotonina (neurotransmissor que regula o humor).

  • Não ingira álcool: depois do efeito excitante, a bebida provoca depressão;

  • Não fume: a nicotina, além de prejudicar coração e pulmões, pode comuflar quadros de ansiedade e depressão;

  • Tire férias: no mínimo 21 dias, para descansar e quebrar o ciclo de trabalho;

  • Leia: temas não ligados à vida profissional desvia a atenção e estimula a criatividade;

  • Vá sempre ao médico.

Fonte: Revista Proteção.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

EPIs Ergonômicos


Para o usuário do EPI, sempre é um incômodo utilizá-lo, seja por questões estéticas ou de conforto. Por isso, devemos sempre priorizar medidas de proteção coletiva, que torne o ambiente de trabalho salubre. Porém, caso ainda persista o risco de acidente, faz-se necessário a aquisição de EPIs que leve em consideração: segurança, conforto e design. Ou seja, Equipamentos de Proteção Individual mais ergonômicos.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Assédio Moral


Em março deste ano, o Anexo II da NR-17 proibiu o assédio moral nas relações de trabalho. Porém, a recomendação apenas é válida para a atividade de Teleatendimento.
Não existe ainda lei federal específica sobre assédio moral. Por isso, o enquadramento legal se dá pela interpretação conjugada de artigos constitucionais, da CLT, do Código Civil e do Código Penal.

Fonte: Revista Proteção, nº 189, set/2007.